Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ABRACE



Participação no Congresso da ABRACE

Nos dias 8 a 11 de outubro de 2012, bolsistas, ex-bolsistas e coordenadoras do PIBID-Teatro participaram do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, ocorrido na UFGRS, em Porto Alegre. Pela primeira vez, o Congresso da ABRACE aceitou a participação de alunos de graduação, bolsistas de iniciação à docência e à pesquisa, com apresentação de trabalhos na modalidade pôster. Na ocasião foram apresentados três pôsteres sobre PIBID-Teatro/UFPel. Abaixo os resumos apresentados:





ALVES, Roberta Bandeira. A improvisação de histórias infantis como prática de desconstrução dos estereótipos do universo infantil. Pelotas: UFPEL. Bolsista de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. Orientadora: Profª Vanessa Caldeira Leite.

RESUMO 
Este resumo trata sobre a experiência de iniciação à docência realizada através do PIBID-Teatro/UFPEL, com o Curso Normal, no I.E.E. Assis Brasil, em Pelotas-RS, no ano de 2011, a partir das leituras de Tomaz Tadeu da Silva sobre a Pedagogia da Diferença. Apresenta o trabalho desenvolvido com conteúdos subjetivos presentes no ensino de Teatro para crianças, em relação às questões de identidade e diferença, através da abordagem de histórias e personagens estereotipados do universo infantil, bem como de personagens com identidades consideradas “puras”. Contempla as atividades de improvisação de cenas inspiradas nos contos infantis, porém, com caráter crítico e questionador, como práticas de desconstrução dos estereótipos nelas presentes, assim como de identificação das identidades normalizantes enquanto sistemas de representação artificiais que não contemplam as múltiplas identidades sociais. Tal reflexão aponta que o exercício de subversão dos estereótipos e das identidades fixas pode potencializar aos futuros professores um olhar mais atento e crítico ao universo das histórias infantis, e suas representações significativas na vida das crianças, também presentes em aulas de teatro.

PALAVRAS-CHAVE: teatro; histórias infantis; estereótipos; identidade; diferença.



*****************
BARBOSA, Bianca Ebeling. Relação interdisciplinar: o teatro com a pedagogia e ambos pelo aprendizado. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; Graduanda; Bolsista PIBID/CAPES; Orientadora: Profª Taís Ferreira.

RESUMO 
No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPel a área de Teatro elaborou atividades que propiciassem vivências teatrais nas escolas públicas parceiras do PIBID. Na escola estadual Ministro Fernando Osório tinha-se como meta construir um trabalho interdisciplinar entre Pedagogia e Teatro. Os eixos que deram origem às propostas desenvolvidas foram o diagnóstico realizado na escola com o intuito de desvendar as demandas no que tange aos anos iniciais, e também a LEI N° 11.274, de 6 de Fevereiro de 2006 (nove anos no ensino fundamental e inserção da criança de seis anos). Partindo desses aspectos, realizaram-se atividades como: a hora do conto, aulas de jogos teatrais e expressão corporal e o recreio orientado. O objetivo dessas atividades foi proporcionar aos alunos um aprendizado mais sensível, corpóreo e instigante para essa faixa etária. Após avaliação, o resultado obtido com essas ações foi considerado positivo por toda a comunidade escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro: Interdisciplinaridade: Pedagogia.


*****************

FURLAN, Murilo Melloto; LUZ, Aline de Abreu da. Teatro: ferramenta ou método? A visão das demais áreas sobre as atividades interdisciplinares na escola. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; Graduandos; bolsistas PIBID CAPES; Orientação. Profª Fabiane Tejada da Silveira.

RESUMO
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) UFPel prevê em seu projeto um trabalho interdisciplinar nas escolas públicas participantes do programa. O aluno bolsista da área de Teatro teve como desafio, durante as atividades desenvolvidas nas escolas, inserir esta área do conhecimento nas práticas artísticas dessas escolas, de forma que não fosse utilizado apenas como ferramenta de ensino para concretização da interdisciplinaridade. As atividades teatrais foram destacadas e tiveram extrema importância nos projetos escolares, demonstrando a necessidade de uma futura inserção do Teatro como disciplina nas escolas. Pode-se observar um fortalecimento do ensino da área, e com isso um melhor entendimento da utilização do Teatro em parceria com as demais áreas envolvidas no PIBID, pois com suas especificidades, trabalha interdisciplinarmente no processo de aperfeiçoamento da educação básica. No decorrer de dois anos de trabalho, ao encerrarmos uma etapa de nossas ações nas escolas, nos perguntamos se hoje o ensino de Teatro consegue ser visto e entendido como uma área de conhecimento e não apenas como uma ferramenta que auxilie no trabalho das demais áreas dos saberes.

PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Interdisciplinaridade, Teatro, Escola. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário