Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ENCONTRO PIBID-TEATRO UFPEL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE TEATRO


ENCONTRO PIBID-TEATRO UFPEL:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE TEATRO
3, 4 e 5 de maio de 2012


Ficha de inscrição e maiores informações disponíveis no blog:

Inscrições gratuitas de 16 a 24 de abril através do email:




3 de maio – quinta-feira
14h - Teatro do COP
Mesa-redonda: “Ser professor de Teatro”
Prof. Mateus Gonçalves - Rede de educação de Porto Alegre
Prof.ª Mônica Bonatto – Colégio de Aplicação da UFRGS
Prof.ª Maureen Montovani – Rede de Educação de Pelotas

19h - Teatro do COP
Palestra: “Drama e Teatralidade”
Prof.ª Heloíse Baurich Vidor - atriz e professora do DAC- CEART

4 de maio – sexta-feira
OFICINAS
14h - AABB/ Sala do Globo
 ‘1, 2, 3 e já! Corpos brincando! ’- Ministrante Prof. Mateus Gonçalves – Rede de Educação de Porto Alegre
Será constituída de vivências corporais baseadas no trabalho das arte-educadoras argentinas Patricia Stokoe e Perla Jaritonsky, buscando uma relação lúdica dos participantes com seus corpos. Cada participante deverá vir com roupas confortáveis, trazendo uma foto onde apareça quando criança, um brinquedo e muita disposição e alegria!

14h - Tablado
 ‘Para começo de conversa’: teatro nas séries iniciais do ensino fundamental. Ministrante - Prof.ª Mônica Bonatto – Colégio de Aplicação da UFRGS
Os processos de criação coletiva ganham destaque na oficina "Para começo de conversa", que tem como foco a exploração prática, seguida de análise, de diversas atividades que visam aproximar os estudantes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do fazer teatral contemporâneo. 

14h - AABB/ Sala dos Troféus
‘Texto e Jogo’ – Ministrante - Prof.ª  Maureen Montovani – Rede de Educação de Pelotas
A oficina terá atividades práticas envolvendo jogos e textos de diferentes naturezas, promovendo a relação entre ambos na perspectiva de se pensar caminhos possíveis para a prática do professor de teatro. Os jogos com textos podem ser uma ferramenta bastante útil na tarefa de dissolução da dicotomia entre processo e produto.

19h - Teatro do COP
Espetáculo “Uma Lady Macbeth” – Direção: Edélcio Mostaço. Concepção e atuação: Heloise Baurich Vidor. Espetáculo inspirado no modelo de ‘aula espetáculo’, criado a partir da tragédia Macbeth de William Shakespeare. O desenrolar desta aula-espetáculo procura aproximar o espectador da trama, através da aparição de seus principais personagens: Macbeth e Lady Macbeth, compartilhando e assumindo a dificuldade de contar esta história tão rica de detalhes e acontecimentos extraordinários. Duração: 50 minutos.
Após apresentação bate –papo com o diretor Edélcio Mostaço.

5 de maio – sábado
Programação realizada em parceria com o Prodocência, aberta para alunos e professores do Centro de Artes e demais interessados.







10h - Conservatório de Música da UFPEL
Oficina integrada de arte: “Hélio Oiticica, o sol do novo mundo”
Edélcio Mostaço – crítico e professor de teatro do Centro de Artes da UDESC
A oficina está focada nas questões abertas em torno da performance e suas múltiplas possibilidades, percebida da perspectiva dos estudos performáticos. A obra do artista Hélio Oiticica será tomada como tema e objeto de investigação, ele que é considerado um dos mais instigantes criadores brasileiros na passagem dos anos 1960/70, precursor da interatividade entre artista, obra e espectador.
Inscrições para quem participar apenas desta oficina no local 30 minutos antes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário