Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sábado, 15 de outubro de 2011

Palestra Corpo Infinito: Profª Nara Kaisermann

A palestra da professora Nara Kaisermann foi de extrema importância para a formação de alunos de um curso de licenciatura em teatro, e que se propõe a não só formar professores para atuarem na rede de ensino formal, a escola, como também em comunidades, centros de formação de atores e grupos de teatro.
Ouvir a professora falar, e de certa forma recordar teatrólogos e teatreiros que muito fizeram pelo teatro, como é o caso dos mestres: Stanislávski, Meyerhold, Grotowski, Eugênio Barba e Bertolt Brecht, fez uma imersão aos saberes do teatro que muitas vezes ficam aparte nas discussões do curso, por se tratar de uma licenciatura.

Afinal, nós estamos sendo formados em teatro, e não em pedagogia. Teatro deve ser a palavra mais pronunciada por nós a todo o momento. Nosso principal foco deve sim ser a prática teatral, o entendimento de que o teatro já é, por sí só, pedagógico, e que não necessita (não que não se vá utilizar em alguns casos) de outros aportes teórico/práticos – uso o termo porque acredito que no teatro a teoria solta sirva apenas como registro histórico dos feitos, a pratica é o elemento fundamental e jamais pode deixar de ser citada – pois já possui os seus teorizadores desta arte.

A proposta do PIBID em trazer essas palestras, que até agora estão diretamente ligadas ao teatro, e não de forma apenas pedagógica, me deixa muito feliz e aumenta as esperanças que algum dia se possa falar de teatro de verdade dentro e fora da escola, e não de pecinhas e profissionais sem formação na área, ou então, parafraseando Nara “do momento em que a pele rasga”.


Hélcio Fernandes

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