Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

domingo, 18 de setembro de 2011

Identidades no contexto escolar

O “I encontro do PIBID/UFPel”, foi um dos eventos mais gratificantes e de aquisição de conhecimento que participei nesse um ano e meio de PIBID. Ter a oportunidade de debater junto aos colegas dos outros PIBIDs, I e III, bem como de outras escolas envolvidas no PIBID II, do qual faço parte, foi muito prazeroso e proporcionou uma visão mais ampla das ações interdisciplinares, foco principal do PIBID, planejadas e desenvolvidas até o momento.
Faço um recorte do evento para o momento das rodas de conversa. A que participei, intitulada “PIBID e o ensino: experiências que contribuem para a construção de um novo modelo”, foi muito importante para os Pibidianos ingressantes agora no projeto, através do Edital do PIBID III, sanarem suas dúvidas e inquietações quanto as ações propostas nos dois Editais anteriores. Para os participantes do PIBID I e os que retornam no PIBID III, foi o momento de socializar as aflições e os aprendizados durante os dois anos de projeto. Destaco a primordial contribuição das professoras supervisoras das escolas envolvidas, que mostram a realidade do sistema de ensino e nos preparam melhor, de certa forma, para entender como se dão os mecanismos no meio escolar.
O mini curso que participei foi o da professora da UNB Luciana Hartmann, intitulado, “Narrativas audiovisuais e educação: registrando, criando e divulgando identidades". Neste breve contato, podemos observar como as novas tecnologias e o vídeo, podem ser estimuladores para que se pense uma nova forma de aprendizado. O trabalho da professora é excepcional e a forma como ela encaminhou o mini-curso foi brilhante.
Por fim reitero minha satisfação por ter participado do evento e apenas ressalto como ponto negativo a impossibilidade de fazer apenas um mini-curso, sendo que muitos outros despertaram interesse, e, a falta de um tempo maior pra debates no final do encontro. Mas, levando em conta que esse foi o primeiro, parabenizo à todos os envolvidos na organização e saliento que gostaria que ações como essas, de troca, acontecessem muito mais no PIBID UFPel.

Hélcio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário