O turno da tarde continua com o mesmo grupo de alunos do colégio Dom João Braga: Ketlen, Jackson, Melony e Willian. As oficinas também continuam nas segundas-feiras, das 15h às 17h. Estamos com as aulas em dia, seguindo nosso plano inicial traçado.
Fizemos três módulos: Expressão corporal e vocal, improvisação e leitura dramática de textos, para desenvolvermos nos alunos uma possível experiência autônoma de fazer, produzir e assistir teatro.
O andamento inicial é fazê-los vivenciar uma percepção corporal e vocal, desenvolvendo a capacidade de concentração, observação, atenção e imaginação, torná-los centralizados no seu corpo/voz, fazendo assim despertarem para um trabalho concentrado e criativo. Proporcionar um contato inicial com a improvisação teatral e que ao improvisar eles tornem-se mais seguros e confiantes, vencendo características de timidez e vergonha de se expressar em público e também proporcionar um contato com textos de dramaturgia deixando-os preparados com a leitura dramática, assim eles poderão aprimorar sua leitura de textos e também conhecer textos de teatro, tentando deixá-los com uma característica autônoma no que diz respeito ao objetivo do projeto: reativar o grupo de teatro estudantil do Colégio Dom João Braga, “Uó Du Borogodó”.
Infelizmente, na nossa última aula, (ministrada apenas por mim) o aluno Jackson nos deu a triste notícia de que sairá da escola e consecutivamente do grupo. Nesta aula, fizemos atividades propostas por eles, o jogo da bolinha, onde foram muito rápidos e ativos e o jogo criando com papel, onde foram bem criativos.
Trabalhei um exercício onde foram aquecendo suas expressões, chorando, rindo, tristes, alegres, alternando e variando as possibilidades destas emoções para entramos na leitura dramática (anexo vídeo e fotos).
Remeto-me a esta última aula, porque ela foi o resultado final do trabalho investido neste projeto, da esperança e da vontade que tenho em fazer este plano dar certo. Foi uma aula emocionante e empolgante, nos deixando com vigor e uma vontade de quero mais, vontade tanto minha como dos alunos, exposta na reunião por eles mesmos.
Recebi nesta última aula as alunas do turno da manhã: Pâmela, Caroline, Brenda, Natália, os alunos Leonardo e Giovane e os ministrantes Caroline e Murilo.
Fizemos nossa reunião, avaliação e programação para o próximo semestre, confirmando o objetivo das oficinas e das atividades propostas. Iremos começar todos do mesmo ponto, mas não deixando repetitivo e nem cansativo para os alunos da tarde que já terminaram o plano, mas também não podemos deixar sem toda essa experiência de todos os módulos, os alunos da manhã.
Ficou praticamente acordado entre todos ali presentes (já descritos acima) que, o provável dia para fazermos as aulas e que todos possam estar será aos sábados e para isso conversei com a supervisora Ana Lacau pela possibilidade deste dia e aguardo seu retorno para começarmos novamente as aulas no segundo semestre de 2011 com quatro ministrantes: Lucia, Carolina, Murilo e Hélcio e nove alunos da escola.
Lucia Berndt
Nenhum comentário:
Postar um comentário