Foi uma aula muito produtiva, pois tivemos a oportunidade de ver os participantes se soltarem, mesmo sendo aos poucos. Mas isso foi significativo, pois favoreceu a prática teatral. Durante os exercícios foi possível ver como eles são tímidos e ficam com medo de tocar no outro. Isso indica o medo de tocar no corpo de outra pessoa, que é natural, pois ainda estão em processo de se conhecerem e não sabem o limite do outro.
Durante a dança em fila, percebemos que os alunos mantinham os mesmos movimentos e não usufruíam de sua criatividade, talvez por estarem com vergonha. Quando começou o exercício de fazer uma ação, a turma se colocou de forma aleatória no espaço e cada um começou a realizar uma determinada ação, depois começaram a variar a velocidade, e logo acrescentaram uma frase para a mesma.
Após essas variações de velocidade e experimentando diferentes possibilidades de fala, por exemplo, com a voz fina, grossa, imitando uma criança, cantando etc., eles partiram para uma improvisação individual, e todos puderam mostrar para toda turma a ação escolhida.
Enfim, foi uma manhã maravilhosa e que rendeu muito. No final os participantes fizeram o memorial descritivo e cada um debateu sobre a aula, suas dificuldades e facilidades.
Tainara Urrutia
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