Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

domingo, 5 de junho de 2011

RELATÓRIO DO TEATRANDO (21/05)

Mais um sábado de oficina em que foram desenvolvidos diversos exercícios, entre eles, um alongamento no começo; logo após, um aquecimento, em que era necessária atenção, agilidade e concentração utilizando uma bolinha como objeto de jogo. Ao longo desse exercício mais uma bolinha entrava em jogo e no final eram três, e eles deviam continuar fazendo o mesmo que já estavam desde o começo: Jogar a bolinha falando o nome do colega e uma frase, e quem recebia devia responder a frase.


Foi uma aula muito produtiva, pois tivemos a oportunidade de ver os participantes se soltarem, mesmo sendo aos poucos. Mas isso foi significativo, pois favoreceu a prática teatral. Durante os exercícios foi possível ver como eles são tímidos e ficam com medo de tocar no outro. Isso indica o medo de tocar no corpo de outra pessoa, que é natural, pois ainda estão em processo de se conhecerem e não sabem o limite do outro.


Durante a dança em fila, percebemos que os alunos mantinham os mesmos movimentos e não usufruíam de sua criatividade, talvez por estarem com vergonha. Quando começou o exercício de fazer uma ação, a turma se colocou de forma aleatória no espaço e cada um começou a realizar uma determinada ação, depois começaram a variar a velocidade, e logo acrescentaram uma frase para a mesma.


Após essas variações de velocidade e experimentando diferentes possibilidades de fala, por exemplo, com a voz fina, grossa, imitando uma criança, cantando etc., eles partiram para uma improvisação individual, e todos puderam mostrar para toda turma a ação escolhida.


Enfim, foi uma manhã maravilhosa e que rendeu muito. No final os participantes fizeram o memorial descritivo e cada um debateu sobre a aula, suas dificuldades e facilidades.

Tainara Urrutia

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