Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

II Encontro Interinstitucional do PIBID - III Encontro Institucional do PIBID UFRGS

EXPERIÊNCIAS TEATRAIS NO PIBID
Taís Ferreira, UFPel
Palavras-chave: teatro, escola, experiências
Mediadoras: Taís Ferreira e Vera Lúcia Bertoni dos Santos

A linguagem teatral em sua interface de relação com a educação remonta, no Brasil, aos jesuítas e seus autos catequéticos. Por muitas décadas, o teatro foi compreendido pelas instituições educacionais como uma ferramenta útil para o aprendizado dos conteúdos das disciplinas curriculares. As relações entre arte e educação vêm paulatinamente transformando-se na história educacional do país e a partir da Lei de Diretrizes e Bases para Educação de 1996, o ensino de arte passa a ser compreendido a partir de outro paradigma, que prioriza o conhecimento específico de cada uma das quatro áreas compreendidas dentro da disciplina de Arte: artes visuais, dança, música e teatro. Assim, a linguagem teatral na escola também é redimensionada e ressignificada. De simples instrumento didático, o teatro passa a ser uma disciplina obrigatória dos currículos do ensino fundamental e médio, com conteúdos, habilidades e competências específicas que lhe concernem. A fragmentação e a segmentação disciplinar da área de artes parece ir na contramão dos esforços interdisciplinares empreendidos por diversos professores, instituições e redes de ensino. Partindo deste contexto, as licenciaturas em teatro integrantes do PIBID estão desenvolvendo projetos disciplinares e interdisciplinares que visam a inserção da prática, da contextualização histórico-cultural e da recepção do teatro na escola pública não mais como ferramenta, mas com os objetivos estéticos e didático-pedagógicos concernentes ao campo das artes e à linguagem cênica propriamente. Assim, a proposta desta sala de debate é levantar questões acerca de possibilidades metodológicas do ensino de teatro, da construção de espectadores nas escolas, da produção de material teórico e de materiais didáticos sobre teatro, da formação do/a professor/a de teatro e dos enfrentamentos e linhas de tensão que atravessam a inserção, a constituição e o estabelecimento do teatro como componente curricular. Este espaço também pretende promover o diálogo com qualquer área do conhecimento que esteja interessada em construir experiências educacionais com e através do teatro.

LINK do Evento: http://www.prograd.ufrgs.br/pibid/

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