Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Novidades da Oficina "Teatrando no PIBID"!

No sábado dia 04 de dezembro, foi ministrada a última oficina antes da mostra, que será dia 11-12. Estavam presentes Jandira de Brito, Tainara Urrutia, Hélcio Fernandes, Maicon Barbosa e Lídia Rosenhein.
Começamos a oficina com um breve relaxamento e depois foi proposto o jogo das palmas (bolinha imaginária), recebe a bolinha imaginária e devolve a mesma para alguém. Em seguida, os participantes fizeram um exercício de relação com a cadeira, explorando todas as possibilidades que a mesma oferece, procurando manter o corpo em contato com a cadeira.
Além disso, os participantes continuaram a explorar a cadeira acrescentando um sentimento, e mantendo-o até o fim. Estes exercícios foram feitos em dupla. Logo em seguida, partiram para as cenas de improvisação utilizando a cadeira, mas que a mesma não tivesse a função de cadeira. Ao observar eles praticarem estas atividades, podemos notar a evolução que os participantes da oficina tiveram desde seu inicio.
Mais adiante, os participantes fizeram novamente o exercício dos sons, que através dos mesmos tinham que “mostrar” um lugar, mas sem dramatização, apenas com sons, e nós ministrantes devíamos identificar o lugar. Para que este exercício obtenha um resultado significativo, é interessante que os observadores fechem os olhos, pois assim, a possibilidade de enxergar o lugar se torna mais imediata, porque não estamos vendo o que eles estão fazendo com as mãos, pés e etc., apenas ouvimos e através disso distinguimos os sons podendo criar a imagem do lugar que está sendo feito através de sons imaginariamente.
Por fim, conversamos sobre a mostra que será no dia 11 e fizeram o memorial descritivo. Foi um clima descontraído, mas que não chegou a ser de despedida. Em fim, esta experiência que estamos vivenciando está sendo produtiva e singular, que nos possibilita a exercer nossa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário