Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Atividades realizadas na Escola Ministro Fernando Osório

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO DIA 26/11/2010

Na sexta-feira dia 26 de novembro, foi realizado na Escola Ministro Fernando Osório, jogos teatrais com as crianças do 1º ano, alunos da professora Arita Duarte, também supervisora do PIBID/ PEDAGOGIA – HUMANIDADES.

As atividades propostas foram: dinâmica dos nomes, caminhada no espaço, seguindo o comando do “Baltazar mandou”, por exemplo, sentar, deitar, formar duplas, gritar, rir, pular num pé só, etc., “Lobo pega coelho” e “Estátua performática”. Referente ao jogo, “Lobo pega coelho”, foi feito visando dar seqüência à atividade proposta pelas pibidianas da pedagogia, que por sua vez trabalharam com o livro “Davi usa óculos vermelhos caqui”, de Mymi Dionet, fazendo a leitura do mesmo, Davi era um coelho, e certo momento foi citado um lobo, e depois da leitura as meninas estimulavam as crianças a pensarem, a desenvolverem o raciocínio, através da criatividade de cada um, a desenvolverem uma linguagem própria referente a diferença, seja através do desenho como elas propuseram ou através de jogos. Foi proposto também pelas pibidianas da pedagogia o jogo do “coelhinho sai da toca” e entre outros, sempre preservando a linguagem lúdica e jogos conservando personagens como o coelho.

Além disso, foi proposto como jogo teatral “Lobo pega o coelho”, com o propósito de dar continuidade às atividades realizadas pelas pibidianas da pedagogia, este jogo é feito de maneira muito simples, pois é feito duas linhas no chão, respeitando uma distância mínima de um metro, um voluntário se disponibiliza ser o logo, este fica no meio das linhas, e o restante são os coelhos, estes, ficam fora do espaço que compreende a área de jogo do lobo, mas com o objetivo de cruzarem de um lado para o outro, ou seja, os coelhos que estão do lado direito cruzam para o esquerdo, e por sua vez, os que se encontram no lado esquerdo, passam para o direito, sempre passando no meio da área onde se encontra o lobo (entre as linhas), e este tem o objetivo de pegar os coelhos, um por vez, o coelho que for pego se torna o lobo. Este jogo tem como propósito desenvolver nos jogadores uma consciência de que existem as diferenças, mas que as pessoas não precisam fugir de outras com medo de serem excluídas, devido as suas peculiaridades, além disso, desenvolve a atenção, a agilidade, a noção de espaço, ou seja, área de jogo delimitada, que é algo difícil de ser entendido pelas crianças.

Em suma, as atividades que estão sendo propostas pelos (as) pibidianos (as), no âmbito da escola, estão sendo consideradas e importantes pela mesma, pois a escola da apoio e nos recebe de maneira muito amável, nos deixando a vontade como se já fizéssemos parte da escola a muito tempo. Por fim, esta nossa inserção na Escola Ministro Fernando Osório, está nos possibilitando uma experiência única e de grande valor. É muito importante para as crianças experienciarem as atividades, seja do teatro, ou da pedagogia, pois vai estimular a socialização e desenvolver o poder de cognição das mesmas, além, de trabalhar com o corpo e a mente, que para eles tem um grande peso, pois muitos, não têm coordenação, e não sabem utilizarem o próprio corpo, visando que no dia-a-dia eles utilizam sem perceber, mas quando é dito para desempenharem um específico movimento eles apresentam dificuldade, por este motivo, o trabalho com o corpo vai ser cada vez mais explorado, para que eles comecem a armazenar informações corporais através do lúdico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário