Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Apresentação dos Alunos - Escola Ministro Fernando Osório

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA PROFESSORA DÉBORA NA ESCOLA FERNANDO OSÓRIO DIA 21-10-2010

No dia 21 de outubro ocorreu a apresentação dos alunos da 6ª série coordenados pela professora Débora, que trabalha com a disciplina de Língua Portuguesa. Esta apresentação foi baseada no livro “O Segredo” e, foi avaliada como um trabalho de sala de aula, e quem não realizou esta tarefa desde o início, ou seja, os grupos que não mostraram um processo de trabalho não obtiveram nota, pois este processo começa desde a releitura do texto.
A apresentação, neste dia, aconteceu no turno da tarde na escola, e não era obrigatório todos os grupos apresentarem, pois os outros que tinham um trabalho não quiseram, pois alguns integrantes estavam com vergonha e outros grupos não conseguiram realizar o trabalho. A professora Débora, está sempre engajada em trabalhar com teatro, e para fazer com que os alunos se interesse pelo mesmo, ela acaba adotando uma metodologia de avaliação, e como todos sabemos, quando existe uma nota a ser dada, os alunos, ainda mais de ensino fundamental, se preocupam e acabam se dedicando mais a proposta.
Com base nos argumentos apresentados, os alunos que apresentaram estavam muito empolgados e nervosos, mas ao mesmo tempo alguns estavam preocupados com o texto e outros com a trilha sonora, mostrando para os responsáveis pelo som quando que eles iriam colocar a música e quanto tempo ficaria tocando, em fim, estavam preocupados com a estética da peça, e é claro, com um bom desenvolvimento da mesma, alcançando um bom êxito. Ao mesmo tempo em que existia esta preocupação que é normal em qualquer apresentação teatral, existia também, uma preocupação em mostrar o máximo do que tinha no texto, como principalmente o cenário.
Contudo, eles tiveram uma ótima iniciativa, mesmo exagerando no cenário, e as vozes não tenham sido bem claras, pois falavam baixo, e o lugar era aberto, por isso que a voz teria que ter sido mais trabalhada, mas isso não é um grande problema, porque eles apresentam um grande potencial e interesse em aprender, e estão preocupados em fazer correto. Estes alunos devem ser estimulados, porque existe um interesse pela grande parte do grupo, e se depender das bolsistas do PIBID que foram cedidas para trabalhar na escola, será feito um trabalho, que constará com exercícios de relaxamento, aquecimento (conhecimento do corpo), jogos teatrais, improvisação, ajudando os alunos aos poucos a perder a vergonha de se expor diante de outras pessoas.
Em suma, este relatório é uma opinião pessoal, que ao assistir a peça, foi possível analisar que existe um leque de possibilidades, de maneira alguma é uma crítica, pois deve ser lembrado que são alunos de 6ª série e que não apresentam nenhum conhecimento mais amplo sobre o exercício teatral, e não estamos na escola para avaliar o trabalho que eles desenvolvem, pelo contrário, estamos para auxiliar a professora e aos interessados por teatro. Os alunos são muito atenciosos, pediram ajuda para fazer o penteado, aceitaram opiniões e até receberam ajuda para varrer o lugar da apresentação. Em fim, a tarde foi produtiva e significativa, pois junto com os alunos aprendemos e eles nos ensinam muito mais do que pensam, pois nos fazem pensar e refletir como e de que forma iremos propor as atividades, de maneira que todos sejam contentados.
Tainara Urrutia de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário