Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sábado, 16 de outubro de 2010

Relatos da Quinta Visita nas Escolas

Reunião no Colégio Estadual Dom João Braga
Dia 05 de outubro de 2010 às 9 horas.

Nesta manhã foram feitas apresentações dos diagnósticos dos pibidianos das áreas de: História, Filosofia, Sociologia, Teatro e Letras.
Algumas conclusões:
Tudo que foi levantado nos diagnósticos é importante para darmos andamento ao trabalho, se percebeu que existem muitos pontos, problemáticas ou não, em comum, e também muitas divergências no que era apresentado pelos professores.
Os pibidianos da História perceberam que o conteúdo programático é extenso, que falta didática dos professores para ministrar aulas e que também falta interesse dos alunos.
Filosofia não tem um plano de ensino e o professor que dá aula é formado em Ciências Sociais e que os alunos nem sabem o que é “Filosofia”.
Sociologia levantou dados da escola sem pesquisa com alunos.
Teatro, todos professores são formados em artes. Não existem espaços destinados para o desenvolvimento das aulas de artes e os que tem, os professores (as) não usam, pois o tempo para ministrar aulas com atividades extras é muito curto, não há materiais para trabalhar, poucos livros, sem atividades extras fora da escola, poucos eventos promovidos pela escola e sem um plano de ensino muito claro. Com os alunos, não foi feito perguntas específicas da disciplina de artes por questão de tempo, mas já havíamos conversado com alguns alunos sobre os projetos da escola, todos desconheciam qualquer projeto, mas se mostravam bem dispostos a começarem com algum, música, dança e teatro.
Letras, conversaram com uma professora que interage com os alunos através de um blog e que tem muito retorno dos alunos, a disciplina é dividida em português, produção textual e literatura o que acaba minimizando o tempo das aulas, pois se trata de três assuntos com o número de uma carga horária.
Todos pesquisaram a biblioteca que, não tem nenhuma atividade relacionada com nenhuma destas áreas.
Atividades propostas:
Os grupos de cada área vão encaminhar todos diagnósticos feitos para o e-mail do grupo que é para termos acesso para leitura;
É para se levantar os pontos em comum e as divergências para, no final montar uma comissão com um pibidiano de cada área e confeccionar um relatório final destes diagnósticos.
A Ana Lacau colocou um livro (vermelho) para sempre que estivermos na escola assinarmos, vai estar sempre à disposição.

Pibidianos: Lucia Berndt, Murilo Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário