Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oficina na Escola Assis Brasil

Os pibidianos da escola Assis Brasil, realizaram dia 23 de setembro de 2010, uma oficina com duas horas de duração tendo como público-alvo as alunas do magistério. Foram realizadas as seguintes atividades:

  • Alongamento e Aquecimento Corporal (A Rosa Dos Ventos);
  • Jogo da Bolinha: O grupo em círculos deve jogar a bolinha para alguém de sua escolha e dizer o nº 1, quem recebeu tem que dizer 1,2 e assim por diante, se deslocando para o lugar do jogador que ele jogou a bolinha.Quando a bolinha cair ou o jogador errar a numeração o jogo inicia novamente, até se conseguir alcançar a meta proposta.
  • Jogo das Cadeiras: O grupo será dividido em dois times, um será platéia enquanto o outro estiver jogando e vice e versa. O grupo que estiver em jogo, estará sentado em cadeiras estrategicamente colocadas pelo espaço, sendo que uma estará vazia, e é nessa que o jogador deverá tentar sentar, sendo que isso deverá ser impedido pelos outros jogadores.
  • Quem Iniciou o Movimento? (Viola Spolin): Os jogadores permanecem em circulo. Um jogador sai da sala enquanto os outros escolhem alguém para ser o líder, que iniciará os movimentos. O jogador que saiu é chamado de volta, vai para o meio do circulo e tenta descobrir o iniciador dos movimentos.
  • Quem é o Espelho? Times de dois. Os jogadores decidem entre si quem será o gerador do movimento e que será o espelho. O jogo é realizado da mesma maneira do anterior, exceto que não tem a instrução da ordem de MUDANÇA! Um jogador inicia os movimentos, o outro reflete e ambos tentam ocultar quem é o espelho. O oficineiro pede para levantarem as mãos para votar qual jogador é o espelho.
  • Engrenagem: Cada jogador seria a peça de uma grande engrenagem. Para isso deverá criar um som e um movimento próprio, quando tos os jogadores souberem qual será seu movimento e seu som, iram se aglomerando uns aos outros, quando todos tiverem formado a engrenagem. O instrutor dará a ordem de acelerarem e aumentarem o som, como se a engrenagem fosse explodir.
  • Cenas de Teatro Imagem: Dois grupos, um espera para entrar em cena e participar do jogo, enquanto o grupo que ficou esculpe estátuas ex: se ficar um grupo de 10 pessoas, cinco serão os escultores e cinco as estátuas, apartir de um pensamento coletivo, uma opinião generalizada, sobre um tema dado. Por exemplo: as expectativas de trabalho depois de formadas, as dificuldades da profissão etc. Um após o outro mostram suas estátuas. Um primeiro vai à frente e constrói sua imagem: se o grupo/platéia não estiver de acordo, um segundo jogador refará as estátuas de outra forma. Se o público ainda não concordar, outros jogadores poderão modificar, em parte, a estátua-base (inicial), ou completá-la, ou fazer outra completamente diferente, que será trabalhada por outro participante. Quando finalmente houver um consenso, teremos então a imagem real.
A Oficina foi ministrada pelos quatro pibidianos do grupo da Escola Assis Brasil, são eles: Ana Alice Muller Andrade, Diego Fogassi Carvalho, Flávio Antonio Dornelles da Silva e Jade Garisto Ramos.
As fotos da Oficina estão disponíveis para download aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário