Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atividades do PIBID TEATRO Primeiro Semestre 2010

Desde o início do projeto, os acadêmicos do curso de Teatro Licenciatura, se reuniram todas as terças e quintas-feiras, para análise e estudo dos PCNs Ensino Fundamental e Médio, bem como o OCEM.
I Ciclo de Debates Direito Social a Educação Básica e Acesso ao Ensino Superior – O ciclo de debates aconteceu dias 20 e 21 de maio de 2010 no campus capão do leão da UFPEL. O ciclo foi de grande importância para os Pibidianos, pois entendemos melhor os processos de ingresso na UFPel, bem como outras universidades do Brasil. Salienta-se a participação do professor da FURG, o qual pontuou de forma muito bem argumentada as vantagens e desvantagens do ingresso através do ENEM. As questões de inclusão racial e acesso a portadores de deficiência também foi colocada no Ciclo de forma a esclarecer e ampliar a visão dos Pibidianos em relação ao assunto. A professora Regina da Escola Estadual de Ensino Médio do Areal expôs para os presentes as reais situações da escola do estado, bem como as atuais condições de trabalho na sua escola. Destacam-se de forma negativa as colocações do representante do DCE quanto a política de inclusão e acesso as vagas na UFPEL, sendo que o mesmo parece desconhecer as reais necessidades dos cursos como o de Teatro, por exemplo. No final ficou registrado publicamente o apreço da professora Eliane Póvoas, Pró-reitora de graduação da UFPEL, pelo curso de teatro da UFPel.
Reunião Geral do PIBID Humanidades – Aconteceu no dia 25 de maio no conservatório de música de Pelotas, a primeira reunião geral do Pibid Humanidades, onde estavam presentes 100% do Pibidianos da sub-área do teatro. Nesta reunião foram apresentados pelo professor Verno Kruger, coordenador institucional do Pibid da UFPel,  os coordenadores de área, os acadêmicos de cada sub-área e os supervisores das escolas envolvidas no projeto. Ficou a cargo, nesta reunião, dos coordenadores apresentar o subprojeto de suas áreas e aos supervisores das escolas apresentar suas escolas e os projetos existentes nas mesmas.
I Simpósio Regional das Licenciaturas – Aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de junho no Campus Capão do Leão da UFPel o I Simpósio Regional das Licenciaturas, onde foi apresentado o curso de Teatro Licenciatura pelos acadêmicos do PIBID. Foram também apresentados os projetos de extensão do curso, que contou com a participação artística dos grupos de teatro do projeto “Quilombo, teatro nas favelas”, o qual estava presente no evento.
Reunião nas Escolas – aconteceu em 15 de junho a primeira reunião nas escolas.
Reunião Geral do PIBID Humanidades – No dia 29 de junho foi realizada a segunda reunião geral do Pibid Humanidades. Nesta reunião foram apresentados os resumos dos PCNs Arte do ensino fundamental e médio e o OCEM. Os acadêmicos do Pibid sub-área do teatro além de apresentar os PCNs levantaram questionamentos a respeito do ensino da arte no Brasil. Houve também a apresentação do PCN do curso de Filosofia.
III Fórum das Licenciaturas – Aconteceu nos dias 7 e 8 de julho no Colégio Gonzaga, o III Fórum das Licenciaturas, onde foi apresentado a evasão nos cursos de licenciatura na UFPel, bem como na UFRGS. Foi colocada a falta de incentivo aos alunos de licenciatura, a precariedade dos estágios curriculares, bem como a excelência do PIBID no incentivo à iniciação à docência. O Fórum foi dividido em três câmaras de debates, onde foram abordados temas como: estágios curriculares, projetos pedagógicos e formação continuada.
Reunião nas Escolas – aconteceu em 13 de julho a segunda reunião nas escolas.

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