O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, da Área de Teatro, tem como função propiciar o aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos teóricos e vivências práticas experiênciados pelos alunos-bolsistas em sua área de atuação, ou seja, o ensino de arte, mais especificamente o ensino/pedagogia do teatro. Através do programa, os alunos licenciados em teatro entram em contato com a realidade escolar e a possível melhoria das condições do ensino de arte (teatro) no ensino fundamental nestas instituições de ensino público. Uma relação dialógica deve se estabelecer, propiciando aos alunos-bolsistas espaços de aprendizagem através das práticas em conjunturas escolares e do contato com a comunidade escolar, bem como as instituições de ensino público serão beneficiadas pelas atividades de ensino de arte (fazer, apreciar, contextualizar), pedagogia do teatro e atividades didático-culturais diversas propostas por este subprojeto.
As atividades propostas por este subprojeto envolvem uma dimensão inter (trans) disciplinar, em que o diálogo e as trocas com as outras áreas serão profícuos espaços formativos aos licenciandos em teatro, e uma dimensão específica, em que atividades teatrais possibilitem a formação aprofundada dos licenciandos através de estudos teórico-metodológicos e práticas empíricas através de atividades teatrais desenvolvidas nos âmbitos da produção (fazer artístico), da recepção (apreciação estética) e da contextualização (aprendizado reflexivo acerca de conteúdos sócio-históricos da área) do teatro.
As atividades da área de teatro envolvem 20 bolsistas distribuídos em quatro escolas da rede pública (estadual) da cidade de Pelotas-RS: Instituto Educacional Assis Brasil, Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Dom João Braga, Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, e duas escolas da rede Municipal trabalhando com as Séries Iniciais: Escola Municipal Getúlio Vargas e Escola Municipal Fernando Osório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário